segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

O idiota da meritocracia

 São dois tipos:

1. nascido em condições bem mais favoráveis que a média da população, alcança seus objetivos pessoais e profissionais e acha que faz parte da vida que alguns tenham mais oportunidades que outros.

2. nascido em condições mais dificultosas, se esforça, consegue alguma ajuda e alcança seus objetivos pessoais e profissionais e acha que qualquer um pode conseguir se esforçar igual ele.

Será mesmo assim?

Ambos adoram enaltecer os casos de sucesso de pessoas nascidas em condições desfavoráveis, ou seja, os que "vieram de baixo", por assim dizer.

Então, sempre vemos posts "orgásmicos" nas redes sociais reverenciando àquele que superou tantas dificuldades mas conseguiu se formar em "Harvard", estudar na Alemanha, ser diretor de uma multinacional em Tóquio, etc., como se quisessem dizer: "Vejam! É possível sim! Basta se esforçar!"

Só se esquecem de dizer que se trata de uma raríssima exceção à regra. 

Claro que devemos parabenizar àqueles que se esforçam para alcançar seus objetivos. Mas estas exceções deviam servir, também, para dizermos: "Ei! Tem alguma coisa errada aqui! Por que foi tão difícil para ele e não é difícil para outros chegarem onde ele chegou? E os outros que vieram do mesmo lugar que ele? Por que não conseguiram?"

Portanto, sempre que vejo um entusiasta da meritocracia, logo penso: "bullshit".


Nenhum comentário:

Postar um comentário